Sua poderosa canhota e seu temperamento explosivo foram marcantes na carreira de Stoichkov. O ex-atacante iniciou sua trajetória no futebol aos 16 anos no pequeno Hebros Harmanli, em 1984 aos 18 anos assinou seu primeiro grande contrato profissional, lá iniciava o Stoichkov que iriamos conhecer.
O clube era o CSKA Sofia, um dos principais times da Bulgária. Ficou seis temporadas, conquistou quatro Taças da Bulgária e dois Campeonatos Búlgaros. Rapidamente o jovem jogador ganhou fama e encheu os olhos do Barcelona, que não hesitou e trouxe o atleta ao "Dream Team".
Não demorou que sua canhota, seus chutes e lançamentos precisos fizesse fama no clube catalão. Seu temperamento explosivo atrapalhou um pouco sua carreira no Barcelona, pois por diversas vezes acabou sendo expulso ou afastado por meses do futebol por conta de brigas, mas nada que tira-se o brilho do atleta. No Barcelona conquistou uma UEFA Champions League, cinco Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei e quatro Supercopa da Espanha. Sua decadência no Barcelona e da carreira foi em 1995, quando o explosivo Stoichkov entrou em conflitos com árbitros, dirigentes e jogadores adversários. Foi dispensado junto com Lineker, Laudrup e Romário no Barcelona.
Logo depois disso acertou com o Parma da Itália, ficou uma temporada e dai iniciou um grande rodízio de clubes em sua carreira. Até voltou ao Barcelona, mas sem o mesmo sucesso de antes, o grande alvo das atenções eram Rivaldo e Ronaldo. Saindo definitivamente do clube catalão, passou por clubes como CSKA Sofia (Bulgária), Al Nassr (Arábia Saudita), Kashiwa Reysol (Japão), Chicago Fire e DC United (Estados Unidos).
Na seleção búlgara, Stoichkov comandou uma nação desmotivada à um inédito quarto lugar na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. Porém em 1998 não conseguiu desempenhar um bom futebol e a Bulgária caiu fora da Copa do Mundo na primeira fase.
Logo após encerrar a carreira no DC United, Stoichkov iniciou sua carreira como treinador. Seu primeiro trabalho foi treinar a seleção da Bulgária, todavia não conseguiu levar sua seleção à Copa do Mundo de 2006. Depois passou pelo Celta de Vigo, por problemas familiares abandonou a Espanha e foi treinar um clube sul-africano. Ficou um ano e voltou para treinar o Litex e atualmente está sem clube.
Números da Carreira :
- Hebros Harmanli : 32 Jogos / 14 gols
- CSKA Sofia : 119 Jogos / 81 gols
- Barcelona : 151 Jogos / 77 gols
- Parma : 23 Jogos / 5 gols
- Al Nassr : 2 Jogos / 1 gol
- Kashiwa Reysol : 28 Jogos / 13 gols
- Chicago Fire : 51 gols / 17 gols
- DC United : 21 gols / 5 gols
- Seleção Búlgara : 83 jogos / 37 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário