A República Democrática Alemã, criada em 1949 pelos socialistas, serviu como uma divisória entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, sendo dissolvida em 1990 com a queda de muro de Berlim.
Como somos um blog de futebol, neste post vamos contar um breve resumo sobre como era, que clubes tinham e como foi o futebol na Alemanha Oriental.
O Futebol Nacional:
O nome oficial do campeonato nacional na Alemanha Oriental era a DDR-Oberliga, os principais clubes do país eram: Dynamo Dresden, Carl Zeiss Jena, Vorwarts Berlin, Erzgebirge Aue, Magdeburg e BFC Dynamo.
Foram 43 edições do Campeonato, o maior vencedor foi a equipe do BFC Dynamo, que ganhou o torneio por 10 vezes em sequência, um recorde no país e um feito muito inusitado na história do futebol mundial, pois poucas equipes conseguem ganhar o mesmo campeonato 10 vezes repetidamente. Hoje em dia, o BFC Dynamo disputa a Regionalliga, divisão regional para clubes semi-profissionais, que tentam uma vaga na terceira divisão da Bundesliga.
Depois da unificação alemã em 1990, nenhum clube da antiga Alemanha obteve sucesso na Bundesliga, sempre estando nas divisões inferiores do torneio. Atualmente, todos os clubes do leste alemão passam dificuldades, vendo as grandes revelações serem vendidas para o oeste, rumando aos tradicionais clubes da Alemanha, ou seja, os clubes da Alemanha Ocidental, enquanto os clubes da Alemanha Oriental estão sofrendo com repentina decadência.
Nenhum clube da antiga Alemanha Oriental disputa a primeira divisão da Alemanha, e apenas três disputam a segunda divisão, são eles o RB Leipzig, Union Berlin e Erzgebirge Aue.
O maior triunfo dos clubes da Alemanha Oriental foi uma Recopa em 1974 do Magdburg, venceram o Milan do astro Rivera.
A Seleção:
A seleção nacional da Alemanha Oriental, diferentemente dos vizinhos ocidentais, era muito pouco desenvolvido e de pequena expressão. Sua única participação em Copas do Mundo foi na sua vizinha em 1974.
A equipe comandada pelo treinador Georg Buschner, tinha como principais jogadores os atacantes Jurgen Sparwasser e Joachim Streich, ambos ídolos imortais do Magdeburg e do Hansa Hostock também. O goleiro Jurgen Croy também era uma peça importante na seleção, pois foi considerado um dos melhores guarda redes do mundo nos anos 70.
Chegando no mundial sob muitas dúvidas, caiu no mesmo grupo de Alemanha Ocidental, Chile e Austrália. Surpreendentemente superou todos seus rivais, principalmente os vizinhos ocidentais e donos da casa, cujo bateram por 1 a 0(Em um jogo que segundo a história foi premeditado, a Alemanha Ocidental, deixou os orientais vencerem para se livrar do grupo mais difícil) e conseguiram a primeira posição do grupo. Porém na segunda fase de grupos foram eliminados em terceiro lugar.
Sem dúvidas a melhor fase do futebol da Alemanha Oriental foi nos anos 70, os anos 80 foram ruins para a seleção alemã, tentando várias vezes ir para mais uma Copa do Mundo mas sem sucesso.
Nas Olimpíadas de 1972 ficou com o bronze da competição, todavia, a maior glória foi ter retirado seus vizinhos da disputa do terceiro lugar do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário