História :
O Submarino Amarillo como é conhecido, foi fundado no dia 10 de março de 1923 com o intuito de promover o futebol na cidade de Villarreal.
A equipe sempre foi considerada pequena ao longo da sua história, sempre tentando conseguir o acesso a 2º divisão espanhola porém nunca conseguia. Inclusive conseguiu cair para a Série D do futebol nacional espanhol.
Sua primeira vez na 2º divisão foi na temporada 1970/1971 mas logo no ano seguinte caiu novamente. E assim sucessivamente, o Villarreal alternava sempre de divisão, regional, terceira e raríssimas vezes a segunda divisão que sempre foi a meta dos Submarino Amarillo.
O início dos anos 2000 é a revolução do Villarreal. Após 65 anos tentando alcançar a primeira divisão, somente na temporada 1997/1998 o clube conseguiu essa façanha. Caiu no ano seguinte, mas novamente na temporada 2000/2001 o Villarreal voltou à primeira divisão e iniciou as suas zebras nas Espanha.
Na temporada 2004/2005 o clube chegou na inédita terceira posição no Campeonato Espanhol e consequentemente foi atuar na UEFA Champions League sendo eliminados nas semifinais na temporada 2005/2006, perdendo para o Arsenal. Em 2008 chegou no vice campeonato espanhol, sendo seu melhor resultado, ficando oito pontos atrás do campeão Real Madrid. O Villarreal sustenta um posto de ter uma exemplar administração, sempre conseguindo manter o clube na melhor, sem crises ao ponto que reflita dentro de campo.
Estádio : El Madrigal (27.457)
Jogadores Notáveis :
- Marcos Senna
- Sorín
- Arruabarrena
- Palermo
- Sonny Anderson
- Belletti
- Forlán
- Riquelme
- Pirès
- Godín
- Nilmar
- Cani
- Pepe Reina
- Beppe Rossi
- Edmílson
- Nihat
- Santi Cazorla
- Javi Venta
Títulos :
- duas Copa Intertoto : 2003 e 2004
- uma 3º divisão : 1969/1970
Principais Rivais :
- CD Castellón
- Valência
Curiosidades :
- O apelido Submarino Amarillo foi adotado ao Villarreal após o acesso à terceira divisão em 1967. A celebração foi feita à partir da música "Yellow Submarine" dos Beatles.
- Na sua história, os jogadores mais marcantes do clube foram sul-americanos, por tanto, muitas bandeiras da Argentina, Brasil, Equador e Colômbia estão presentas nos jogos do clube.
- A equipe passou a jogar com uniformes amarelos à partir de 1946.
- Juan Roman Riquelme é conhecido como o maior vilão e ao mesmo tempo um dos maiores ídolos da história do clube, pois foi o argentino que perdeu um pênalti contra o Arsenal nas semifinais da UEFA Champions League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário