Fazer história em um clube não tem preço, então imagina terem seus respectivos números de camisa aposentados para sempre ou por um curto período de tempo? Sem dúvidas é uma honra para qualquer jogador que se preze.
Separamos aqui alguns exemplos de jogadores que aposentaram seus respectivos números dentro dos clubes, uns por dedicarem uma vida dentro do time, outros por trágicos acontecimentos, bom....confiram aqui abaixo:
Pelé e a sua lendária 10
Pelé defendeu o Santos por 19 anos e jogou pelo New York Cosmos por outros três anos. Devido a ser um jogador lendário para a história de ambos clubes, a equipe santista aposentou a 10 de Pelé por alguns anos, pois os torneios da Conmebol exige que a numeração seja certinha de 1 à 25, então precisaram "desaposentar" o número. Por outro lado, o New York Cosmos aposentou em definitivo a camisa do craque.
Cruyff e a 14
O holandês Johan Cruyff jogou por 12 anos no Ajax, conquistou nada mais nada menos que 19 títulos e é o maior ídolo da história do clube. Em sua homenagem, a número 14 nunca mais foi usada no clube desde que se aposentou.
Baresi e sua eterna 6
Baresi é considerado o maior zagueiro italiano da história, em campo tinha tudo o que um grande jogador deveria ter, liderança, perfeição e tremenda técnica. Jogou a carreira inteira no Milan, conquistou 18 títulos pelo Rossonero e de gratidão por tudo que fez, o clube aposentou a seis que usava.
A aposentadoria trágica de Robert Enke
Sofrendo com uma profunda depressão, o goleiro do Hannover 96 e da seleção alemã Robert Enke se suicidou em 2009 parando seu carro nos trilhos de uma ferrovia. Com a trágica morte, o clube do Hannover 96 aposentou a número um do ex-goleiro.
São Marcos e a 12
Quando encerrou sua carreira em 2012, São Marcos também aposentou a 12 da numeração palmeirense. Até hoje ninguém utilizou seu número.
Roberto Baggio e a salvadora 10 do Brescia
Roberto Baggio no fim da carreira, defendeu por quatro anos a camisa do Brescia, um pequeno clube italiano. Lá, o meio campista levou o clube à disputar a Copa da Uefa em 2000 e ajudou a livrar várias vezes do rebaixamento o Brescia. Em sua homenagem, resolveram aposentar a 10 do clube.
Outros jogadores que também tiveram suas camisas aposentadas
- Javier Zanetti (4) Internazionale
- Zola (25) Chelsea
- Antonio Puerta (16) Sevilla
- Romário (11) América - RJ
- Maradona (10) Napoli
- Podolski (10) Colônia
- Miklós Fehér (29) Benfica
- Totti (10) Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário