Juan Román Riquelme anunciou sua aposentadoria do futebol neste domingo (25), o astro argentino encerra sua carreira satisfeito, pois jogou no clube de infância e conseguiu o acesso para a primeira divisão no futebol argentino.
O ex-atleta recebeu ofertas de vários clubes, o Cerro Portenho do Paraguai era um deles, mas o meio campista resolveu pendurar as chuteiras, e no anuncio da aposentadoria mandou um beijo aos torcedores do Cerro, e agradeceu a diretoria do clube pelo interesse.
A carreira :
Riquelme teve uma carreira recheada de polêmicas, mas o argentino foi um verdadeiro craque de bola. Iniciou sua caminhada no futebol ainda no Argentinos Juniors, mas não chegou a atuar na equipe principal, pois o franzino rapaz demonstrava um grande futuro e o Boca Juniors contratou-o de imediato.
Nos Bosteros Riquelme ganhou tudo em seis temporadas pelo clube, era o camisa 10 e foi a estrela da seleção da Argentina no mundial sub-20 em 1997. Em sua primeira passagem pelo Boca Juniors, Riquelme ganhou três Campeonatos Argentinos, duas Libertadores e um Mundial de Clubes.
Com o sucesso do jovem garoto, Riquelme foi contratado pelo poderoso Barcelona na temporada 2002/2003, atuando ao lado de grandes nomes como Sorín, Puyol, Kluivert, Saviola e companhia. Mas no Barcelona, o argentino não demonstrou grande futebol e por conta das polêmicas dentro do clube catalão sua passagem foi rápida e durou apenas uma temporada.
A carreira de Riquelme decolou novamente quando se transferiu ao pequeno Villarreal. Lá, vestindo a número oito, o argentino brilhou, virou ídolo e recuperou o grande futebol, levou o pequeno clube espanhol à patamares jamais alcançados. Sua passagem pelo Submarino Amarillo durou quatro temporadas.
Sua volta ao clube em que era ídolo, Riquelme teve a sua segunda passagem pelo Boca Juniors na temporada 2006/2007. Atuando muito bem, o atleta ficou por mais oito temporadas pelo Bosteros e conseguiu trazer mais dois Campeonatos Argentinos, uma Copa da Argentina e uma Libertadores.
Já com 35 anos, Riquelme tinha um sonho não realizado ainda, atuar no Argentinos Juniors profissionalmente. E já no fim de carreira este sonho foi realizado, quando Riquelme deixou o Boca Juniors polemicamente e assinou um contrato relâmpago com o clube que o criou e que disputava a segunda divisão do nacional. Em 12 jogos, marcou apenas 4 gols, mas com sua experiência e liderança ajudou a equipe da capital a subir de volta à primeira divisão.
Na seleção :
Pela Argentina, Riquelme disputou uma única Copa do Mundo a de 2006 na Alemanha, uma Copa das Confederações em 2005, duas Copas Américas em 2007 e 1999 e as Olimpíadas de 2008. Ao todo, foram 51 jogos marcando 17 gols.
Dados da carreira :
- Boca Juniors : 381 jogos e 92 gols
- Barcelona : 42 jogos e 6 gols
- Villarreal : 187 jogos e 48 gols
- Argentinos Juniors : 12 jogos e 4 gols
- Seleção da Argentina, profissional e base : 78 jogos e 25 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário