Nesta última terça-feira (25), o Brasília Futebol, equipe do Distrito Federal, derrotou por 2 a 0 o Goiás, no Serra Dourada, e avançou para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Seu concorrente sairá do jogo entre Atlético Paranaense e Joinville.
O que mais é impressionante na classificação do Brasília certamente é as condições que o clube encara para disputar o torneio internacional. O Colorado não disputa nenhuma divisão do futebol nacional, isso mesmo, nenhuma. O ano do clube foi somente o Campeonato Brasiliense, a Copa Verde e a Copa do Brasil, sendo que nestes dois últimos foram eliminados e no estadual foi vice-campeão.
O clube foi fundado em 1975, possui oito Campeonatos Brasiliense e uma Copa Verde, porém o Colorado sempre viveu na sombra de dois grandes clubes locais, o Gama e o Brasiliense. Caso continue aprontando no torneio e seja campeão, o Brasília tem a chance de se tornar o primeiro clube de Brasília a jogar a Copa Libertadores.
A muito tempo que o futebol brasiliense não se destaca no futebol nacional. Gama e Brasiliense são os clubes com mais presenças na elite do futebol brasileiro, mas a muito tempo não conseguem retornar aos velhos tempos.
Clubes Brasilienses e suas atuais condições:
Brasília Futebol Clube: Além de não estar disputando nenhuma divisão nacional, o Brasília é um dos clubes que mais cresceu do estado, porém só no futebol local.
Sociedade Esportiva do Gama: Um dos clubes mais conhecidos do estado, foi campeão do Campeonato Brasiliense este ano, porém disputa a Série D do Brasileirão. O Verdão é popularmente conhecido por vencer o Campeonato Brasileiro da Série B em 1998. Ganhou 11 vezes o torneio estadual. Disputou seis vezes a elite do futebol nacional, sendo a última em 2002.
Brasiliense Futebol Clube: Certamente o clube mais popular de Brasília, o Brasiliense atualmente não está disputando nem a Série D do futebol nacional. O clube foi fundado em 2000, sendo que logo em 2002 conseguiu ser semifinalista da Copa do Brasil. O Jacaré venceu uma Série C e uma Série B, além de oito estaduais, sendo seis deles seguidos. Em 2005 disputou sua única edição do Campeonato Brasileiro da Série A, terminando na lanterna do torneio. O Brasiliense foi o último clube de Brasília a jogar a principal divisão do futebol brasileiro.
Ceilândia Esporte Clube: Também não disputando nenhuma divisão nacional, o Ceilândia tem dois Campeonatos Brasilienses, 2010 e 2012. O clube alvinegro nunca participou da elite do futebol brasileiro, mas em 1989 jogou sua única vez a Série B do Brasileirão.
Sobradinho Esporte Clube: O clube não disputa nenhuma divisão nacional. O Sobradinho é muito conhecido por ser o clube do atacante Dimba, de 41 anos. O Leão da Serra conquistou duas vezes o Campeonato Brasiliense, em 1985 e 1986.
Associação Atlética Luziânia: Não disputando nenhuma divisão, o Luziânia conquistou uma vez o Campeonato Brasiliense, em 2014. Além da Taça JK, em 2012. Mesmo o clube sendo de Goiás, ele joga o Campeonato estadual de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário